27ª Festa Pomerana | Santa Maria de Jetibá

by - maio 03, 2016

Nos dias 27, 28, 29, 30 e 01 aconteceu a 27ª Festa Pomerana em Santa Maria de Jetibá para demostrar a cultura e as tradições pomeranas. 
O evento reuniu música, história, dança, gastronomia e os costumes do povo que chegou à região a partir do século XIX.
História
O povoamento do município de Santa Maria de Jetibá se intensificou após a I Guerra Mundial, quando uma grande leva de pomeranos que, desorientados com o pós-guerra, a queda dos principais feudos e casas reais e com a nova ordem territorial implantada na Europa, resolveram imigrar para outros continentes.
Atualmente, o município é um dos núcleos mais populosos do povo pomerano no mundo. A comunidade pomerana permanece ainda hoje com alguns dos costumes dos seus países de origem, sendo os casamentos, que contam com várias cerimônias típicas se desenrolando durante três dias, a cerimônia que ficou mais conhecida.
Parte da comunidade ainda se comunica através da língua pomerana e a preservação da cultura e da língua pode ser vivenciada nas ruas e avenidas da cidade. Santa Maria de Jetibá é um dos poucos lugares no mundo onde a língua ainda é usada.Cheguei em Santa Maria de Jetibá por volta de 12h e acabei perdendo o desfile que aconteceu no domingo de manhã.
O único dia que consegui ir na festa foi no domingo.
Do lado da praça principal onde estava acontecendo as apresentações de dança das crianças também tinha uma lojinha de artesanato onde também vendia comidas caseiras.

Depois de assistir algumas apresentações, fui conhecer um pouco da cidade já que era a primeira vez que estava ali, o comercio estava fechado, mas achamos uma casa com plantação de rosas que rendeu algumas fotos e vários pontos da cidade estava vendendo flores, plantas, cactos.
Depois fui conhecer a igreja, mas todas as duas estavam fechadas.
Voltei para a praça e o forró (?) estava rolando solto e claro que os senhores e senhoras estavam mandando muito bem.
No meio do caminho também percebi que todas as vitrines das lojas estavam enfeitadas de acordo com o tema da festa.
Depois de andar pela cidade, ver as pessoas dançando, ter escutado algumas músicas, ter tirado várias fotos, resolvi ir tomar café em uma cafeteria que encontrei no meio do caminho.
O lugar é super charmosinho, tem dois andares, os atendentes são super atenciosos e tem um cappuccino muito bom. E o preço é excelente comparado com as cafeterias daqui de Vitória.
O lugar se chama Beijinho Doce e você pode acompanhar no facebook
No final fui para o Palco de Festas de Santa Maria de Jetibá e lá tinha várias barraquinhas com comida, brinquedos, bijuterias, plantas e outras coisas.
Também tinha uma parque de diversão e era onde estava acontecendo algumas apresentações e a noite iria acontecer o show do Alemão do Forró, mas infelizmente não teve como ficar.
Adorei a Festa Pomerana e espero ter outras oportunidades para ir em Santa Maria de Jetibá.
Espero que tenham gostado do post.

You May Also Like

0 comentários