Museu Solar Monjardim

by - junho 25, 2016

O Museu Solar Monjardim fica localizado em uma das construções rural mais antigas do período colonial capixaba, tendo sido sede da fazenda Jucutuquara. 
A fazenda Jucutuquara era propriedade dos padres da Companhia de Jesus mas com a expulsão dos jesuítas, a fazenda foi adquirida pelo comerciante Gonçalo Pereira Pinto. As suas terras iam do morro Capixaba à Ponta de Tubarão, produzindo farinha de mandioca e café.
No século XIX era propriedade do capitão-mor Francisco Pinto Homem de Azevedo, que reconstruiu a casa. Sua filha e herdeira, Ana Francisca de Paula, casou-se com o coronel José Francisco de Andrade e Almeida Monjardim, cujo filho, Alfeu Monjardim de Andrade e Almeida seria agraciado com o título de Barão de Monjardim.
[WIKIPEDIA]
Na entrada do museu você é obrigado deixar sua bolsa na recepção, assinar o caderno de visitação e calçar um "sapato" para não arranhar o chão. Pode levar máquina fotográfica, mas só pode tirar foto sem flash e o celular. E você ganha um guia com informações de cada cômodo da casa.
No primeiro cômodo você vai ver a sala, depois a varanda e os quartos.
Todos os quartos são proibidos de entrar e todos os cômodos que tem uma corda na frente também são proibidos.
Na varanda você encontra um chapeleiro, varias portas/janelas e no final dela um santuário.
O seu ultimo cômodo tem que ser a cozinha pois lá o chão é de tijolos e você vai ter que tirar o "sapato" para entrar, mas antes ainda tem o banheiro.
A cozinha é de tijolos por conta da água, naquela época a comida era vendida a litros, então você vai acabar vendo vários potes com 5L, 3L, 15L etc.
O Museu conta com mais de duas mil peças em exposição e vale super a pena a visita, apesar de alguns cômodos serem estranhos. E a sua visitação não dura mais que trinta minutos.
O Museu Solar Monjardim fica localizado na Av. Paulino Muller, s/n, Jucutuquara, Vitória - ES.
Horário de Funcionamento
Segunda: Fechado
Terça-Feira a Sexta-Feira: 09:00 a 12:00 e 13:30 a 16:30
Sábado e Domingo: 13:00 a 17:00

You May Also Like

0 comentários