Festival Nacional de Teatro da Cidade de Vitória | Programação

by - outubro 13, 2016

De 13 à 21 de outubro de 2016, Vitória vai realizar a 12ª Edição do Festival Nacional de Teatro da Cidade de Vitória e conta com peças nacionais e capixabas que serão encenadas no Teatro Carlos Gomes, Teatro Universitário da UFES, Sesc Glória e Centro Cultural Frei Ubaldo Favagallo da Civitella Del Tronto. Além das apresentações do Teatro de Rua que será na Praça Costa Pereira e na praça da Igreja São João Batista. 
A entrada para todos os dias é gratuita. 
~
13 de Outubro de 2016 - Quinta
Solenidade de Abertura no Teatro Carlos Gomes às 20h
Homenagem do Ator Milton Neves e a A Descoberta das Américas 

Espetáculo: A Descoberta das Américas
Grupo: Leões de Circo Pequeno Empreendimentos - RJ
Horário: 20:30h
Duração: 80 minutos
Classificação: 14 anos
Local: Teatro Carlos Gomes, Praça Costa Pereira, s/n, Centro, Vitória - ES
Sinopse: Acontece que Zé ninguém de nome Johan Padan, rústico, esperto e carismático, escapa da fogueira da inquisição embarcando em Servilha, numa das caravelas de Cristóvão Colombo. No novo mundo, nosso herói sobrevive a naufrágios, testemunha massacres, é preso, escravizado e quase devorado pelos canibais. Com o tempo, aprende a língua dos nativos, cativa-os e safa-se fazendo "milagres" com alguma técnica numa batalha de libertação contra os espanhóis invasores. 

14 de Outubro de 2016 - Sexta

Espetáculo: Couro de Cabra e a Promessa
Grupo: Trupe lá Pocô - ES
Horário: 20h
Duração: 70 minutos
Classificação: 12 anos
Local: Teatro Carlos Gomes, Praça Costa Pereira, s/n, Centro, Vitória - ES
Sinopse: Livremente inspirada na cultura nordestina brasileira, o espetáculo "Couro de Cabra e a Promessa" conta a história de Couro de Cabra, "calango" sem eira nem beira, apaixonado por Celestina, filha única do Coronel Vitalino dos Virgulhão, mas em um conflito com nuances a lá Romeu e Julieta, domundialmente conhecido, poeta inglês, William Shakespeare, os dois não podem viver este amor, pois o Coronel jamais permitiria que sua filha, "uma joia rara", se casasse com alguém tão miserável e sem nenhum pedacinho de chão, mas sorte seria se este fosse o único problema do ciumento coronel, pois além de vigiar sua filha assanhada, este ainda tem que vigiar os céus, pois a sua esperança diminui a cada dia que percebe o céu limpinho, sem nenhum sinal de chuva, pois tem medo, assim como nos anos anteriores, de perder toda a lavoura para a seca cruel, característica do nosso nordeste. Astuto e com a ajuda de seus amigos, Lamparina e Raimundo, Couro de Cabra acha uma solução, digamos que etérea, para o problema do Coronel Vitalino, e em consequência, a possibilidade de viver seu amor com Celestina. Qual será esta solução?

15 de Outubro de 2016 - Sábado 

Espetáculo: Todas as Ruas tem Nome de Homem
Grupo: Confraria de Teatro - ES
Local: Cidade Alta, Centro, Vitória - ES (Em frente a Galeria Romero Massena)
Horário: 19:00h
Duração: 100 minutos
Classificação:14 anos
Sinopse: Quatro mulheres, em 1930 e em 2016 caminham pela cidade para reconstruir o desaparecimento de uma delas. Algumas coisas permanecem, mas sempre há rua para ser ocupada.
Em "Todas as Ruas tem Nome de Homens" os espectadores são convidados a vivenciar um espetáculo bastante diferente. A peça não utiliza um espaço único de apresentação, cenas são realizadas em espaços públicos e privados, criando um trajeto pelas rias da cidade, onde o público é levado a fazer escolhas, caminhar e conhecer as histórias de mulheres que vivem em tempos diferentes, em 1930 e 2016, numa verdadeira espiral de comportamentos, sonhos, desejos e questões emergenciais nas discussões de gênero na contemporaneidade. 
Abertura: "Etapa Pássaro de fogo" - 19h

Espetáculo: Vitor ou Vitrola? "Etapa Pássaro de fogo"
Grupo: Grupo HB de Teatro - ES
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre
Local: Centro Cultural Civitella Del Tronto, Av. Eduardo Peixoto, 751, Cariacica - ES
Sinopse: Vitor ou Vitrola?! É uma comédia Farsesca que faz uma sátira à tecnologia focalizando com veracidade o problema da automação do homem, que vive seu momento atual voltado às maquinas que o rodeiam, fazendo-o perder a sua característica de "ser" pensante, o que faz com que, homem e máquina, travem no palco, uma árdua disputa pelo "poder". Surge então a crucial dúvida - "Vitor ou Vitrola?!". Afinal, quem vem a ser esse "tal Vitor" que nunca apareceu? A peça traz ainda, em seu contexto, questionamentos relacionados à própria dependência humana para com os produtos oferecidos pela indústria estética que impões à sociedade, padrões de beleza e de comportamentos, nos transformando em seres repetitivos, mecanizando nosso comportamento cotidiano. "Não Sois Máquina... Homem, é o que sois" (Chaplin).

Espetáculo: O Mistério da Casa Amarela
Grupo: Teatro Du Beco - ES
Horário: 21:00h
Duração: 40 minutos
Classificação: 14 anos
Local: Teatro Carlos Gomes, Praça Costa Pereira, s/n, Centro, Vitória - ES
Sinopse: O Monólogo "O Mistério da Casa Amarela" é uma adaptação livre do Diretor de Teatro, Renato DiRenzo, do texto "Mulher Sozinha", do dramaturgo Dário Fo e sua esposa Franca Rame. A montagem traz uma rica discussão sobre o universo feminino. É um Monólogo rico em imagens e interpretação, aborda de forma contemporânea o interior de uma mulher que se sente presa, tanto no plano real, como no plano imaginário. O interessante que esta obra teatral faz com que a platéia discuta que, mesmo com o avanço do gênero feminino em sua contemporaneidade, a mulher é ainda objeto de opressão por parte do gênero masculino, ou seja, ela ainda é presa ai homem, ao macho. O surreal das cenas é surpreendente. A personagem através de sua simplicidade abora a violência contra mulher estampada no dia a dia da realidade brasileira. Não é permitido o uso de estereótipo, tudo é muito natural, mesmo durante os momentos de transe da personagem. 
16 de Outubro de 2016 - Domingo 

Espetáculo: Os Saltimbancos - Espetáculo Convidado
Grupo: Cia Teatral Art"Manha - ES
Horário: 17:00h
Duração: 55 minutos
Classificação: Livre
Local: Teatro Carlos Gomes, Praça Costa Pereira, s/n, Centro, Vitória - ES
Sinopse: O musical conta a história de quatro animais que se encontram numa estrada. Fugidos de seus patrões por maus tratos, foram um conjunto musical e através desta união, conseguem ser felizes. Seguem então um caminho de liberdade, com harmonia e felicidade, rumo a um futuro melhor, onde o amor, o respeito e a amizade são os lemas de suas vidas. 

Espetáculo: Dona Baratinha Quer Casar - " Etapa Pássaro de Fogo"
Grupo: Cia Teatral JC - ES
Horário: 17:00h
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre
Local: Centro Cultural Civitella Del Tronto, Av. Eduardo Peixoto, 751, Cariacica - ES
Sinopse: Uma linda baratinha resolve se casar após encontrar uma moeda de ouro; Dona Barata Cascuda, exigente e cuidadosa fica atenta aos pretendentes da baratinha, que por sinal são vários: Dom Cachorrão. Doutor Galo, Monsier Gatô e Dom Ratão. Qual deles será meu príncipe encantado? Com muita música e alegria, confira a escolha dessa personagem. 

Espetáculo: A Estória de um Homem que Vendeu sua Alma ao Diabo e Quase Perdeu o seu Amor - "Etapa Pássaro de Fogo"
Grupo: Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira - ES
Local: Praça Marechal Deodoro, Cariacica Sede, Cariacica - ES
Horário: 20:30h
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre
Sinopse: Severo, negro, pobre e apaixonado pela a donzela Felícia, filha do rico, interesseiro e preconceituoso coronel, tenta pedir a mão de sua "bonequinha de milho" em casamento, mas é recebido à bala, porque o coronel prefere a filha freia do que casado com o picolé de asfalto (apelido dado pelo coronel a Severo). Desesperado depois de rogar para todos os santos eis que aparece em sua frente o diabo disposto a dar-lhe o que desejar em troca de sua alma. Mas como será paga uma divida ao diabo? Será que essa divida terá fim? Qual será destino de Severo, o negro bom do quero-quero e que não gosta de lero-lero?

17 de Outubro de 2016 - Segunda
Projeto "A Escola Vai ao Teatro"

Espetáculo: Os Três Porquinhos
Grupo: Casa de Arte Campaneli - ES
Horário: 15:00h
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre
Local: Teatro Carlos Gomes, Praça Costa Pereira, s/n, Centro, Vitória - ES
Sinopse: Espetáculo infanto-juvenil produzido em 2005 pela Casa de Artes Campaneli com texto de Rodrigo Campaneli baseado na obra de Joseph Jacobs (1854 - 1916).
A peça musical conta a história de três porquinhos irmãos que deixam sua mãe e vão conhecer o mundo. O espetáculo que é moral e divertido, passa mensagens de amizade e previdência.
A peça "Os Três Porquinhos" do grupo teatral da Casa de Artes Campaneli conquistou o prêmio de Melhor Espetáculo Infantil no Festival Nacional de Teatro de Guaçuí em 20019.

Espetáculo: Os Ultimos Dias de Paupéria - "Etapa Pássaro de Fogo"
Grupo: Cia Tarahumaras - ES
Horário: 20:30h
Duração: 60 minutos
Classificação: 14 anos
Local: Centro Cultural Civitella Del Tronto, Av. Eduardo Peixoto, 751, Cariacica - ES

Sinopse: Os Últimos Dias de Paupéria é um dos espetáculos que o grupo realiza dentro de seu projeto de pesquisa da linguagem tropicalista, baseado na vida e obra do poeta, jornalista, compositor, roteirista e cineasta piauiense Torquato Neto (1944 - 1972). nascido na cidade de Teresina - PI, é um dos principais expoentes e idealizadores do movimento Tropicália, tendo mais de 20 poemas musicados. Neste texto, são citados os músicos, Chico Lessa, Aprígio Lyrio, Mário Ruy, Sérgio Régis, Rogério Coimbra, além de jornalista Rubinho Gomes como produtor, jurado e amigo citado em outras ocasiões.

18 de Outubro de 2016 - Terça
Espetáculo: Refugiados - Espetáculo Convidado
Grupo: Grupo de Teatro do Oprimido Fazendo Arte - Afonso Cláudio - ES
Horário: 19:30h
Duração: 40 minutos
Classificação: Livre
Local: Teatro Carlos Gomes, Praça Costa Pereira, s/n, Centro, Vitória - ES
Sinopse: Espetáculo "Refugiados" narra a trajetória histórica da humanidade e as opressões étnicas através do Teatro de Sombras. Uma tradição oriental que remonta ao primeiro século d.C., é atualizada pelo "Grupo de Teatro do Oprimido Fazendo Arte", nesta encenação, com o uso da metodologia do Teatro Oprimido de Augusto Boal, ao abordar conflitos armados, crise de imigração, violência contra mulher, preservação. Somos todos refugiados na história, mas o que podemos fazer para transformar esta realidade? A elaboração de poemas visuais e a criação das cenas partiu das principais informações disponíveis nos canais de notícias durante os meses de maio e junho 2016. A encenação dura 40 minutos e propõe ao final o Fórum com a plateia, resgatando a técnica Teatro Debate, formulado por Augusto Boal. 

Espetáculo: Vaga Carne
Grupo: Grace Passô - MG
Horário: 20h
Duração: 50 minutos
Classificação: 14 anos
Local: Teatro Universitário (UFES), Goiabeiras, Vitória - ES
Sinopse: Um campo de jogo entre palavra e movimento, onde um corpo de mulher vive a urgência de discurso, à procura de suas identidades e de pertencimento.
Em sua narrativa, uma voz errante, capaz de invadir qualquer matéria sólida, líquida ou gasosa, resolve, pela primeira vez, invadir um corpo de mulher e partir dessa experiência, narra o que sente enquanto sujeito, o que finge sentir, o que é insondável em si, o que sua imagem é para o outro, sonda o que significa um corpo enquanto construção social.

Espetáculo: As Cadeiras - RJ  -  "Etapa Pássaro de Fogo"
Uma produção de Ney Latorraca, Tássia Camargo, Edi Botelho e Denise Escudero
Horário: 20h
Duração: 70 minutos
Classificação: 14 anos
Local: Centro Cultural Civitella Del Tronto, Av. Eduardo Peixoto, 751, Cariacica - ES
Sinopse: Na trama, um casal de idoso tenta encurtar os momentos solitários e aborrecidos da velhice que insiste em manter-se. Apesar de estarem juntos, sentem-se sós. Esses momentos parecem-lhes eternos e decidem reviver histórias do passado.
Agora que estão no final das suas vidas, tentam perpetuar vivências reais misturadas com delírios, tentam também aproveitar o escasso tempo que lhes resta, para deixar uma mensagem ao mundo.
Em delírio, convidam desde as mais ilustres figuras, ás mais modestas para preencher as cadeiras da plateia, que vai receber a tão esperada mensagem que sairá da boca do homem idoso. Porém ele precisa do constante encorajamento da sua mulher. No final da mensagem não sai da boca do idoso. As cadeiras revelam-se vazias. As suas vidas continuam vazias. 
19 de Outubro de 2016 - Quarta
Espetáculo: As Cadeiras - RJ - "Etapa Pássaro de Fogo"
Uma produção de Ney Latorraca, Tássia Camargo, Edi Botelho e Denise Escudero
Horário: 20h
Duração: 70 minutos
Classificação: 14 anos
Local: Centro Cultural Civitella Del Tronto, Av. Eduardo Peixoto, 751, Cariacica - ES
Sinapse: Na trama, um casal de idoso tenta encurtar os momentos solitários e aborrecidos da velhice que insiste em manter-se. Apesar de estarem juntos, sentem-se sós. Esses momentos parecem-lhes eternos e decidem reviver histórias do passado.
Agora que estão no final das suas vidas, tentam perpetuar vivências reais misturadas com delírios, tentam também aproveitar o escasso tempo que lhes resta, para deixar uma mensagem ao mundo.
Em delírio, convidam desde as mais ilustres figuras, ás mais modestas para preencher as cadeiras da plateia, que vai receber a tão esperada mensagem que sairá da boca do homem idoso. Porém ele precisa do constante encorajamento da sua mulher. No final da mensagem não sai da boca do idoso. As cadeiras revelam-se vazias. As suas vidas continuam vazias. 

Espetáculo: Anonima
Grupo: Paiol de Teatro - ES
Horário: 20:30h
Duração: 70 minutos
Classificação: 14 anos
Local: Teatro Carlos Gomes, Praça Costa Pereira, s/n, Centro, Vitória - ES
Sinopse: As lembranças do personagem Afonso são o ponto de partida de "Anônima", peça do dramaturgo Wilson Sayão, que transcorre entre os anos de 1923 a 1980, na cidade do Rio de Janeiro.
Na madrugada de 9 de julho de 1980, a morte de Vinícius de Moraes, anunciada pelas rádios, detona um processo de reavaliação de vida em Afonso, motorista de táxi do subúrbio do Rio. Afonso havia sido amigo de infância de Vinícius: os dois eram vizinhos na Ilha do Governador.
A morte do poeta faz Afonso pensas nos problemas de sua vida: um casamento em crise, um filho envolvido com drogas e uma filha grávida abandonada pela marido.
A peça é conduzira pela personagem Anônimo, uma espécie de corifeu (mestre do coro nas tragédias antigas) que comenta e contextualiza o desenrolar da trama.
Entre as lembranças de Afonso, destacam-se: a iniciação sexual com a prostituta que queria ser estrela de cinema e o suicídio do pai, repetindo o gesto de Getúlio Vargas. 

Espetáculo: Nos porões da Loucura
Grupo: A Dupla Informação - MG
Horário: 20:30h
Duração: 90 minutos
Classificação: 16 anos
Local: Teatro Universitário (UFES), Goiabeiras, Vitória - ES
Sinopse: Baseado no livro homônimo de Hiram Firmino, conta a trajetória do Hospital Psiquiátrico de Barbacena, onde cerca 60 mil pessoas morreram desde a sua fundação, em 1903. Os pacientes, funcionários, famílias e sociedade são retratados em cenas. O pátio do Colônia, destino de tantos excluídos, testemunhou distintas histórias de lutas, sofrimentos, abandonos, solidariedade e esperança, transforma-se em cenário para a trama. A dignidade humana ganha status de luxo e o básico, negado ao ser humano. A reconstrução da história pela arte assegura a metodologia e o espanto frente a dor do semelhante. Por uma sociedade sem manicômios. 

20 de Outubro de 2016 - Quinta
Espetáculo: Velorio a Brasileira - "Etapa Pássaro de Fogo"
Grupo: Atos de Teatro - ES
Horário: 19:30
Duração: 80 minutos
Classificação: 14 anos
Local: Centro Cultural Civitella Del Tronto, Av. Eduardo Peixoto, 751, Cariacica - ES

Sinopse: E se você descobrisse que pode ficar milionário em pleno velório, mas o segredo está com o morto? Foi isto que aconteceu no velório do ABREU, funcionário público que ganhou na mega-sena junto com outros dois amigos do trabalho. Mas o bilhete premiado sumiu e o velório passou a ser uma corrida ao “ouro” onde o que menos importa é o morto. Nesta busca outros segredos serão revelados fazendo desta situação inusitada uma grande comédia. Preparem-se para morrer de rir! Velório à brasileira. 


Espetáculo: Agigantea - Palco Giratório -SESC
Grupo: Cia Les Trois Clés - RJ
Horário: 19:30h
Duração: 60 minutos
Classificação: 10 anos
Gênero: Formas Animadas - Adulto
Local: Teatro Sesc Glória, Av. Jerônimo Monteiro, 428, Centro, Vitória - ES

Valores do ingresso:
R$ 6,00 inteira
R$ 3,60 comerciantes e conveniados
R$ 3,00 meia entrada e comerciários.
Os ingressos serão vendidos na bilheteria do Centro Cultural Sesc Glória.
Sinopse: Em uma região desértica de um país imaginário, o menino Makou vive com sua mãe. Todos os dias ele sai à procura de água. Certa manhã Makou é sequestrado por um tirano, líder de um exército de seres híbridos (homens/bestas), que o recrutam à força e o transformam em um menino soldado. Começa, então, sua luta por sobrevivência e seu nomadismo. A inocência o abandona mas, em sonho, ele procura reconquistar a infância e reencontrar A Gigantea, a raiz que fornece água, o ouro azul. 

Espetáculo: Crash, Ensaio sobre a falência -  Espetáculo Convidado
Grupo: Cia Teatro Urgente - ES
Horário: 20:30h
Duração: 40 minutos
Classificação: 14 anos
Local: Teatro Carlos Gomes, Praça Costa Pereira, s/n, Vitória - ES

Sinopse: A queda da Bolsa de Valores, as manifestações anticapitalismo, o boleto ou a vida?Ensaio cênico (#pós-dramático) sobre a falência econômica e humana.Texto original que faz referência a “Millennium People” de J.G Ballard e “O banquete cirúrgico” de Magno Godoy.
21 de Outubro de 2016 – Sexta
Espetáculo: São Pedro, os irmãos e a serpente - "Etapa Pássaro de Fogo"
Grupo: Grupo Vira Lata - ESLocal: Praça Costa Pereira - Centro, Vitória - ESHorário: 12h
Duração: 55 minutos
Classificação: Livre

Sinopse: Mistério em uma Vila de Pescadores a chegada de uma mulher misteriosa tumultua a rotina comum da população de uma vila. O espetáculo é um auto popular, um musical que traz a riqueza da diversidade cultural do povo brasileiro. Os conflitos e as emoções dos moradores desta vila de pescadores devotos de São Pedro são tempero de um texto cativante ilustrado pelos atores que ao vivo tocam instrumentos, cantam, dançam e dão vida aos personagens que retratam o sagrado e o profano de forma inusitada na história que é colocada em cena como uma grande festa de celebração a vida. Uma mensagem de fé e esperança que contagia plateias de todas as idades. 


Espetáculo: BR TRANSGrupo: Coletivo Artístico As Travestidas - CE
Horário: 20h

Duração: 70 minutos 

Classificação: 14 anos

Local: Teatro Carlos Gomes, Praça Costa Pereira, s/n, Centro, Vitória - ES

Sinopse: Um processo cênico antropológico-autofágico-esquizofrênico traz à cena histórias sobre medo, solidão e morte. Histórias que se encontram e se confundem entre si e com a vida e as inquietações do ator. Recortes de vidas e vidas recortadas a partir de pesquisas e conversas com travestis, transformistas e transexuais de Porto Alegre, pelas ruas e casas de show. BR-TRANS é um trânsito de informações e de fatos reais. Um traço “Brasil-Trans” construído a partir da convergência e dos deslocamentos entre os pólos Nordeste e Sul do país.

Sarau Literário e Lançamento dos Livros:

Dia: 17 de outubro de 2016 – Segunda-feira

Local: Hall do Teatro Carlos Gomes

Horário: 18h

Programação do Sarau Literário: 18:30h - Suely Bispo -Um Recital para Miguel Marvilla                         19h - Markus Konká -Apresentação Performática Poetas Negros.
“Ensaios sobre Dramaturgia do Clássico ao Contemporâneo” - Prof.ª Ester Abreu Vieira De Oliveir
Neste livro, a autora reúne alguns textos publicados, ou não em revistas ou anais ou apresentados em sala de aula, com o objetivo de oferecer estudos de textos dramáticos, ou seja, de textos escritos, produto histórico e cultural de caráter artísticos para ser encenado, já que este é o termino do processo de comunicação dramática. Também a autora destaca a importância da ação dramática, já apontada por Aristóteles, pelos trágicos dos clássicos gregos, pelos clássicos modernos Shakespeare, Lope, Tirso, Molière, Calderón, Moratín e Zorrilla; e pelos dramaturgos da modernidade Valle-Inclán, Lorca, Strindemberg, Ionesco, Becckett y Sartre, e em geral, por todos os que dão importância ao que ocorre em cena, realizada numa praça ou num teatro.
“O Espelho do Outro: Teatro do Oprimido com Povos e Comunidades Tradicionais” - Prof. Willian Berger
"O Espelho do Outro: Teatro do Oprimido com povos e comunidades tradicionais", trata-se de uma coletânea que reúne experiências de curingas, multiplicadores, praticantes e pesquisadores de Teatro do Oprimido com povos e comunidades tradicionais - camponeses (MST), indígenas (Tupiniquim), quilombolas e pomeranos. Privilegia a sistematização como exercício de produção do conhecimento em um encontro de saberes e práticas em torno da obra de Augusto Boal aplicada e pesquisada em espaços não-urbanos, que têm primado pela agenda de valorização dos saberes ancestrais e estratégias políticas de povos e comunidades tradicionais e sua relação com as lutas por direitos sociais. O primeiro capítulo apresenta uma síntese da trajetória sócio histórica de Augusto Boal e o Teatro do Oprimido, para apresentar no segundo capítulo as experiências dos setoriais citados e propõe no capítulo 3 uma técnica nomeada por "objeto-memória", para o trabalho com estes sujeitos. A dimensão da ancestralidade, em uma perspectiva política, perpassa a abordagem central da obra que reúne saberes tradicionais e Teatro do Oprimido no século XXI.


You May Also Like

0 comentários