Igreja Nossa Senhora do Rosário

by - dezembro 15, 2016

 A Igreja Nossa Senhora do Rosário tombada como patrimônio histórico nacional, foi edificada em terreno doado à irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos localizado no morro Pernambuco.
A Igreja do Rosário teve sua construção iniciada em setembro de 1765 e sua estrutura principal foi erguida em apenas dois anos, a partir da mão-de-obra negra. Sua fachada colonial com frontão barroco, ainda mantém suas características originais, inclusive um cemitério em um dos seus corredores. Também foi construída no terreno da Igreja uma "Casa de Leilão" que tinha o nobre exercício de arrecadar verbas para comprar a alforria de outros escravos. 
As festas de Nossa Senhora do Rosário despertavam grande interesse na capitania, mas para os escravos ligados à Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, apenas a devoção Mariana não era suficiente. Queriam, também, prestar culto a São Benedito, com o qual se identificavam tanto na cor quanto na pobreza.
A história da Irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Pretos acabou se ligando definitivamente à história de São Benedito do Convento de São Francisco em 1832, quando o guardião desse convento proibiu que a imagem de São Benedito, como de costume, saísse em procissão a caminho do Rosário. No ano seguinte, em 1833, a imagem de São Benedito foi roubada e levada para a Igreja do Rosário, gerando grande rivalidade entre as duas Irmandades. 
Sem esperanças de reaver a imagem, os devotos do Convento encomendaram outra imagem e recomeçaram os festejos.
Pomposas como nunca se tinha visto, essas festas acabaram por plantar as do Rosário.
A irmandade de São Benedito da Igreja do Rosário continua zelando pela Igreja e realizando suas procissões pelas ruas do centro histórico no dia 27 de dezembro de cada ano.
Na Igreja Nossa Senhora do Rosário tem missa todos os domingos às 9h.
A Igreja fica aberta para visitação de quarta à domingo a partir das 13h, fica localizada no Centro de Vitória na Escadaria do Rosário, atrás do Teatro Carlos Gomes. Vitória - ES.

You May Also Like

0 comentários