Farol Santa Luzia

by - janeiro 21, 2017

O Farol de Santa Luzia foi inaugurado em 1871 na Ponta de Santa Luzia, na entrada do canal de acesso de Vitória, no final da Praia da Costa, Vila Velha - ES, com a finalidade de indicar aos navegantes a entrada de acesso ao Porto de Vitória.
O Farol Santa Luzia consiste de uma torre octogonal metálica com 12 metros de altura, pintado de branco, confeccionada na cidade Glasgow na Escócia em 1870. O monumento foi encomendado por João Maurício Wanderley, o Barão de Cotegipe, que na ocasião era responsável pelas pastas da Marinha e de Estrangeiros no reinado do então imperador D. Pedro II.
A partir de 1986, por ocasião da solicitação feita à atual Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Espírito Santo para tombamento do monumento, foram realizados apenas serviços de pintura, sondagem e recuperação estrutural da torre.
O terreno onde está situado o Farol Santa Luzia foi doado a União em 1913 pelo Dr. Hermano Santana e sua esposa e, posteriormente, entregue a Marinha do Brasil em 1985, atual responsável pela área. Além do farol, o local abriga uma vila residencial militar, com três casas, dentre elas, a do faroleiro, encarregado da manutenção do Farol. 
Existe algumas regras para o acesso do Farol de Sana Luzia, como:
A visita poderá ser feita por grupos de no máximo 25 pessoas, podendo permanecer no local durante 20 minutos; está impedido acesso ao local de pessoas em traje de banho, sem camisa e/ou vestindo roupa inadequada a uma organização militar; menores de idade devem estar sempre de mão dada com um adulto; a visita se limita ao espaço demarcado garantindo a segurança; não é permitida a entrada no farol.
O Farol fica na Rua Fernando Monteiro Lindenberg, 10, Praia da Costa, Vila Velha - ES
Horário de funcionamento:
De terça à domingo, das 9h às 17h, com o fechamento dos portões às 16:30h.

You May Also Like

0 comentários