Moderna Para Sempre | Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural

by - maio 06, 2017

"O Acervo de Obras de Arte do Itaú Unibanco tem mais de 15 mil itens. São pinturas, gravuras, esculturas, fotografias, filmes, videos, instalações, edições raras de obras literárias e outras peças que, reunidas ao longo de mais de 60 anos, cobrem toda a história da arte brasileira - além de importantes períodos da história da arte mundial. Para garantir o acesso a esse conjunto, o Itaú Cultural organiza exposições focadas na diversidade de caminhos que a coleção oferece.
Pela primeira vez em Vitória (ES), a mostra Moderna para Sempre - Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural traz ao Espaço Cultural Palácio Anchieta 118 fotos da coleção." (Itaú Cultural). 
"A exposição Moderna para Sempre - Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural traz para o Palácio Anchieta um dos mais importantes registros da história da arte mundial. É um recorte de obras de fotógrafos brasileiros - que, produzidas entre os anos 1940 e 1970, fazem parte do extenso acervo do Itaú Unibanco.
A mostra evidencia tanto a importância do movimento modernista no país quanto a contemporaneidade do trabalho desses verdadeiros experimentalistas da produção fotográfica no século XX. Outro detalhe notável é como as obras refletem todo um ambiente de mudanças estéticas naquele período, expondo a íntima relação entre arte, arquitetura e design, sem contar a velocidade das novas informações técnicas que ocorreram em todo esse contexto.
As imagens que compõem a mostra são assinadas por artistas que pertenceram ao movimento fotoclubista brasileiro, lançado no final da década de 1930, em São Paulo.
Mesmo que o movimento modernista nos países vizinhos e na Europa já houvesse surgido duas décadas antes, na expressão desses brasileiros se revela um enorme diferencial por sua criatividade e diversidade. Características artísticas tao respeitadas e admiradas ao redor do mundo." (João Gualberto Moreira Vasconcellos - secretário de Estado da Cultura).  
Visitação
ESPAÇO CULTURAL DO PALÁCIO ANCHIETA
Praça João Clínico, s/n, Cidade Alta, Vitória - ES
12 de abril até 25 de junho 

You May Also Like

0 comentários