Festival das Estrelas | São Paulo

by - julho 17, 2017

O Festival das Estrelas é uma tradição japonesa celebrada todos os anos desde o século 9, virou hábito no Brasil desde a década de 70. O bairro Liberdade é uma referencia da festa desde 1979, a região recebeu sua 39ª edição. 
As ruas da Liberdade são decoradas com centenas de kussudamas, ramos de bambu enfeitados com papéis coloridos que simbolizam as estrelas. Neles é possível pendurar tanzaku, pequenos pedaços de papel com pedidos para a princesa Orihime e para Kengyu
De acordo com a lenda, que teria sido criada na China há mais de dois mil anos, Orihime, a Princesa Tecelã, era filha de Tentei, o Senhor Celestial. Ela e Kengyu, um pastor de gado, se apaixonaram perdidamente, e só conseguiram se preocupar com o amor, deixando suas tarefas diárias de lado. Então Tentei os separou, fazendo com que eles morassem em lados opostos da Via Láctea. 
A tristeza pela separação abalou Orihime, e seu pai decidiu permitir que o casal se encontrasse uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês no calendário lunar. Com uma condição: eles teriam que atender a todos os pedidos feitos pelas pessoas na Terra. Eis a origem dos tanaku, que são queimados para sua fumaça chegar até as estrelas. 
Na mitologia japonesa, Orihime é a estrela Vega e Kengyu é Altair. As duas realmente ficam em lados opostos da nossa galáxia e só podem ser vistas ao mesmo tempo no céu durante um período bem breve do ano e por isso o nome Festival das Estrelas. 
Além da decoração especial, as ruas da Liberdade viraram palco para atrações como shows de cantores, danças folclóricas e apresentações com os tradicionais tambores Taikô.
No local também havia uma feirinha de artesanato e comida, mas parece que esse feirinha acontece todos os domingos na Liberdade.
Infelizmente os dias do festival foram no dia 15 e 16 de julho e proximo só será ano que vem, mas você pode ir na feirinha que fica na Praça da Liberdade, 133, São Paulo - SP.
Fonte de informação: Hypeness

You May Also Like

0 comentários