Convento de São Francisco

by - julho 03, 2016

O Convento de São Francisco começou a ser construído no final do século XVI pelos padres franciscanos Antônio dos Mártires e Antônio das Chagas, a pedido do 2º Donatário da Capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho Filho. Era composto de Igreja dedicada a São Francisco, mosteiro/claustro e a Capela da Ordem Terceira da Penitência.  A esse conjunto foi posteriormente acrescentado um cruzeiro no início da ladeira de acesso (1744) e finalmente um cemitério "provisório", que funcionou de 1856 a 1908.
O Convento passou por algumas reformas, sendo as principais realizadas em 1744 e 1784, quando a fachada da igreja conventual, em estilo jesuítico de linhas retas foi alterando, recebendo adornos e volutas, típicos do estilo colonial barroco.
O Convento era ponto de encontro da evangelização, abrigando diversas irmandades, dentre elas a Irmandade de São Benedito, que reunia na Capela da Ordem Terceira e movimentava a cidade com suas festas procissões.
Com o tempo, o convento foi ficando ocioso e as autoridades civis passaram a requisitá-lo para diversas finalidades, funcionado como escola e enfermaria, até que em 1926 a área foi remodelada e grande parte destruída para dar lugar ao Orfanato Cristo Rei, que funcionou até 1960.
A partir daí, abrigou diversos usos, como Residência Episcopal (1960 a 1985); Rádio Capixaba (1963 a 1973); Colégio Agostiniano (1970 a 1976) e Residência das Irmãs Carmelitas (1981 a 1985).
Atualmente abriga Cúria Metropolitana e diversas entidades ligadas a Igreja Católica. A fachada da antiga Igreja Conventual e a Capela de Nossa Senhora das Neves foram tombadas pelo Conselho Estadual de Cultura em 1984.
Está preservada também a Capela de Nossa Senhora das Neves, construída no século XVIII, que serviu de capela mortuária até 1908, quando foi inaugurada o Cemitério Municipal de Santo Antônio.
O pátio do convento é enriquecido por uma coluna alta coroada com a imagem de Nossa Senhora Imaculada da Conceição, erguida para marcar o local para onde foram transferidas as ossadas encontradas nas ruínas do convento e talvez até mesmo os restos mortais do jesuíta Pedro Palácios, idealizador do Convento da Penha.
O Convento de São Francisco fica localizado na Rua Uruguai, 47, Centro - Vitória.
Horário de Funcionamento:
Segunda:
Fechado
Terça a Domingo: 09:00 as 17:00 

You May Also Like

0 comentários