Theatro Carlos Gomes

by - dezembro 27, 2016

O Theatro Carlos Gomes é o mais antigo do Espírito Santo, abriu pela primeira vez em 1927.
Sua inauguração veio pra preencher a lacuna deixada pelo Teatro Melpômene, demolido após um incêndio. 
O Teatro foi projetado pelo arquiteto italiano André Carloni, sua arquitetura de estilo neorrenascentista foi inspirada no Teatro Alla Scala, de Milão. 
  Em 1929, foi arrendado por uma empresa particular, sendo utilizado apenas para exibição de filmes. As apresentações teatrais passaram a ser esporádicas e somente na década de 50, voltaria a ser espaço de arte cênica.
Em 1969, a apresentação da peça "Liberdade, Liberdade", marca o início do movimento pela restauração do teatro. As obras resgataram sua arquitetura original. É dessa época a instalação do lustre no centro do teto e a pintura da cúpula por Homero Massena, um dos pintores de maior renome do Estado. 
   Reinaugurado em 1970, o Theatro Carlos Gomes foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura - CEC em 1983, mantendo-se ativo na apresentação de peças e espetáculos de música e dança.
Com suas fachadas novamente restauradas em 2004, afirma sua importância como monumento histórico e cultural capixaba. 
No Theatro Carlos Gomes tem a presença do Projeto Visitar e o instrutor que foi o nosso guia, explicou tudo perfeitamente e era/é uma pessoa super inteligente, se vocês tiverem a possibilidade de fazer a visita com ele vai ser pura sorte.
E o mais legal é que a maioria das peças que são apresentadas são pelos próprios capixabas. 
O Theatro Gomes fica localizado na Praça Costa Pereira, s/n, Centro de Vitória - ES

You May Also Like

0 comentários